Prefeitura de JOÃO PESSOA realiza 80 mil testes de HIV e distribui 500 mil preservativos

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Seção DST/Aids e Centro de Testagem eAconselhamento (CTA), fecha o balanço de 2009 com saldo positivo. Com a realização de cerca de 80 mil testes de HIV na Capital, num aumento de 500% em relação ao último levantamento realizado em 2004, o CTA promoveu mais de 80 ações diretas de prevenção e orientação sobre DST/Aids na Capital.

Já no primeiro semestre de 2009, o CTA realizou 50 atividades entre palestras educativas em empresas públicas e privadas; oficinas sobre DST/Aids e sexualidade para profissionais de saúde e comunidades; Seminários e Encontros; e grupos de trabalho permanentes com outras Secretarias. Na segunda metade do ano o destaque ficou por conta da atuação nas feiras de saúde realizadas pela Secretaria, com distribuição de preservativos masculinos e femininos e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

No mês de outubro, a Seção DST/Aids da SMS elaborou o Plano de Ações e Metas (PAM) no combate ao HIV e doenças sexualmente transmissíveis para o ano de 2010. Ficou definido que o enfoque será na descentralização do sistema de coleta de exames HIV e a implementação de uma política de prevenção e tratamento das DST/AIDS dentro dos presídios e terreiros de umbanda, além de aumentar o trabalho de educação sexual nas escolas.

Em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS realizado no Parque Solon de Lucena, contou com uma programação desenvolvida pela SMS que incluiu distribuição de preservativos, orientação sobre a doença e realização de teste rápido, quando foram detectados 4 casos com resultado positivo.

De acordo com o coordenador da Seção DST/Aids, Roberto Maia, as necessidades já estão sendo supridas. “Há a distribuição gratuita de preservativos para todas as pessoas e também existe o teste, que é gratuito. Essas duas ações são descentralizadas. A distribuição de preservativos acontece em todas as Unidades de Saúde da Família e no CTA, além de um teste rápido que pode ser feito no CTA, no Cais Cristo, e nas unidades de saúde de Cruz das Armas e do Róger. A Secretaria de Saúde do Município oferece ainda o teste em que o resultado sai entre oito e dez dias, sendo feito no CTA e no Clementino Fraga”, informou Roberto Maia, lembrando que só em 2009, foram distribuídos cerca de 500 mil preservativos.

Atuação – O Centro de Aconselhamento e Testagem da SMS realiza o teste HIV acompanhado de aconselhamento psicológico e o encaminhamento clínico aos portadores de DST/AIDS. Roberto Maia esclareceu que este ano o foco especial de atuação foi as mulheres com idades entre 30 e 60 anos, pois esse grupo está com maior número de casos registrados desde 2005. “Hoje não existe mais grupo de risco, e sim comportamento de risco. As mulheres contaminadas vivem relacionamentos estáveis e foram infectadas por seus parceiros, por isso é preciso um trabalho de conscientização dentro das famílias”, finalizou. O CTA é localizado na rua Alberto de Brito, s/n, Jaguaribe (CAIS de Jaguaribe). Os telefones para mais informações são os 3214-6091/3214-6092.

Fonte:  Paraíba.com.br

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s