Programa infantil Vila Sésamo terá nova personagem, com Aids, em versão que passará na Nigéria, África

A série infantil “Vila Sésamo”, que há mais de 40 anos conta as aventuras de Elmo, Garibaldo, Ênio e Beto numa Nova York fictícia, vai agora ser transmitida na Nigéria, com algumas adaptações e novos personagens. Kami é uma menina com Aids, de cabelos dourados e uma adoração por aventuras. Kobi é cheio de energia, tem muitos pêlos azuis e vive dando umas escapulidas que faz com que os outros aprendam com seus erros. Num país com uma população de 150 milhões – com quase metade com menos de 14 anos – o programa tem pela frente grandes desafios: falar de problemas como Aids, malária, desigualdades de gêneros e diferenças religiosas e de todos os aspectos positivos da vida na Nigéria. Zobi, por exemplo, ama inhame, alimento básico da dieta nigeriana.

– Estamos dando um grande foco na saúde e nas condições de higiene – disse Naila Farouky, diretora dos projetos internacionais do “Vila Sésamo” à CNN.

Em um dos episódios, Zobi fica enroscado numa mosquiteira e as crianças caem na gargalhada. Mas há uma mensagem importante para se passar com a trapalhada: a rede de mosquito é a melhor maneira de se evitar uma picada do transmissor da malária, num continente que, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma criança morre da doença a cada 45 segundos. Também há cerca de 278 mil crianças infectadas pelo HIV na Nigéria, de acordo com a Agência Nacional de Controle da Aids.

Contudo, como seu antecessor americano, o “Vila Sésamo” não vai focar nas questões de saúde e nas sociais, mas, sim, oferecer para as crianças habilidades essenciais para a aprendizagem.

Fonte: O GLOBO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s