AIDS – Imunidade em pesquisa

Um estudo conduzido internacionalmente e publicado no jornal Science identificou diferenças no DNA de uma pequena proporção de portadores do HIV, que os tornam capazes de impedir a evolução da doença para Aids sem uso de remédios. Um grupo chamado de “controladores de HIV”, com cerca de 1000 pessoas de todo o mundo, passou por um mapeamento genético que identificou a habilidade. 

Os pesquisadores estimam que uma em cada 300 pessoas infectadas não progride para Aids devido à imunidade natural. O sistema imunológico destes indivíduos é capaz de controlar o vírus – colocando-o em níveis abaixo dos limites comuns de identificação -, prevenindo que o HIV prejudique as defesas do corpo, além de limitar sua capacidade de ser transmitido para outras pessoas.

Comparação

 O estudo envolveu o um mapeamento de milhões de medidas do DNA dos “controladores”, que foram comparadas com os genomas de 2.600 pacientes infectados pelo vírus e em tratamento. O resultado apontou diferenças em cinco amino ácidos no DNA responsável por uma proteína vital do sistema imunológico, chamada HLA-B (conhecida por defender o corpo de invasores).

 As descobertas podem ajudar no desenvolvimento de vacinas, pois os dados indicam como o sistema imunológico pode ser manipulado para resistir ao HIV.

Fonte: Yahoo Notícias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s