Brasil tem mais de 630 mil casos

O Ministério da Saúde estima que, no Brasil todo, cerca de 630 mil pessoas vivem com o HIV. E apenas 2/3 delas sabe disso, explica a coordenadora do Programa DST/Aids em Sorocaba, Maria Tereza Morales Dib. Apenas 250 mil sabem, o restante nunca fez o teste. Fazer o teste e estimular a campanha contra a Aids é o grande objetivo da campanha nacional e dos programas estaduais e municipais, afirma.

Maria Tereza destaca ainda a importância de realizar o teste. O diagnóstico precoce é o que vai garantir o sucesso no tratamento e a qualidade de vida. A pessoa vai ter uma vida normal, produtiva, vai poder trabalhar e ter filhos. Terá todas as garantias de qualquer outro cidadão que não tem o vírus. Em compensação, ela explica que um soropositivo que não souber da existência do vírus no organismo estará destruindo o sistema imunológico e ficará suscetível ao aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da baixa imunidade. Dessa forma, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a Aids. Quem chega a essa fase, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.

Maria Tereza afirma que muitas pessoas não fazem o teste por medo e preferem continuar com a dúvida. As pessoas têm medo do preconceito, da família rejeitar e até da própria doença. Então, só fica sabendo quando alguma doença oportunista derrubar, mas aí já pode ser tarde.

Por isso, ela aconselha a realização do teste a qualquer pessoa que tiver relação sexual sem preservativo ou passar por alguma outra situação de risco. Todas as pessoas que têm vida sexual ativa e não fazem sexo seguro estão vulneráveis ao HIV, ressaltou.

Fonte: Jornal Cruzeio do Sul

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s