Jardim (MS) capacita profissionais de saúde para diagnóstico rápido de HIV

A Gerência de Saúde de Jardim, MS, realizou neste mês, através do Programa Municipal de HIV/AIDS, a I Capacitação para Diagnóstico do vírus HIV através de testes rápidos para profissionais da saúde pública do município e da microrregião.

 A capacitação foi realizada no Centro de Saúde Nestor Pereira e aconteceu com parceria da prefeitura de Jardim com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Foi coordenada pela enfermeira Elismara Pinheiro e pelas profissionais de saúde Simone Baldissera, Vanessa Quadros e Eunice Cameron. Foram capacitados 16 profissionais de saúde entre enfermeiros, odontólogos, médicos e farmacêuticos. 

Jardim está buscando alternativas para ampliar o acesso ao diagnóstico da infecção pelo vírus HIV, objetivando interromper a cadeia de transmissão e permitir uma assistência humanizada e com qualidade aos indivíduos infectados. 

O teste rápido de Diagnóstico é realizado com uma gota de sangue e após 10 minutos o paciente já recebe o resultado. Devido o alto custo, somente pessoas vulneráveis, (após violência sexual, parceiros de pessoas vivendo com HIV, população flutuante, acidente com material perfuro-cortante, entre outros), poderão realizar o exame gratuitamente nas unidades municipais de saúde.

Fonte: Jornal Dia Dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s