Teste brasileiro diagnostica HIV em 30 minutos

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveram testes que diagnosticam o HIV em cerca de meia hora. Atualmente, a angustiante espera até a confirmação é de, no mínimo, um mês.

Segundo a coordenadora da área de Laboratório do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Lilian Inocêncio, a partir do segundo semestre de 2011, quem for aos centros de testagem terá a confirmação do HIV rapidamente. “No primeiro semestre, o Teste Confirmatório Imunoblot estará disponível em 160 laboratórios públicos. Em uma segunda etapa, vão para os centros de testagem rápida”, explicou Lílian.

O gerente do Programa de Desenvolvimento de Reativos de Bio-Manguinhos, Antônio Ferreira, ressaltou que, quanto mais rápido se tem o diagnóstico, melhor pode ser o tratamento do soropositivo. “A tendência é, com o tempo, desenvolvermos testes ainda melhores, com resultados ainda mais rápidos, o que ajuda no tratamento. A tecnologia já estará disponível a partir do ano que vem. A demora vai depender somente dos laboratórios”, ressaltou.

Teste para detectar sífilis
A Fiocruz também anunciou que o Brasil será pioneiro a produzir teste que detecta sífilis em 15 minutos. O exame estará disponível na rede pública em cinco anos. “Estamos contribuindo para ampliar as ações de controle de DSTs, empreendidas pelo ministério ao garantir acesso da população às avançadas tecnologias”, disse o diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto.

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s