ATIVISTAS DE SÃO PAULO COBRAM MAIS PROFISSIONAIS PARA ATENDER NOVOS PACIENTES COM HIV

Durante reunião ordinária do Fórum de ONG/Aids de São Paulo, nesta sexta-feira, o coordenador adjunto do Programa Estadual de DST/Aids, Arthur Kalichiman, afirmou que “o aumento é devido a campanha fique sabendo, que incentiva o diagnostico precoce, e a série especial sobre aids do médico Dráuzio Varella exibido no Fantástico (Programa da TV Globo)”, explicou.

Com o aumento na oferta de testes de HIV, mais pessoas estão se descobrindo portadoras do vírus da aids e, por consequência, crescendo a procura pelo tratamento antirretroviral. Uma das preocupações da sociedade civil é se os serviços de referência estão preparados para atender todas essas pessoas.

Segundo a técnica do CRT Tânia Regina, as pessoas que recebem o diagnóstico positivo são matriculadas nos serviços especializados e quando não apresentam nenhum sintoma podem esperar até 60 dias para serem atendidas. “Todos os pacientes que chegam ao serviço pela primeira vez são recebidos pela equipe de acolhimento, são encaminhados para fazer exames de carga viral, CD4 e CD8 – exames que avaliam a capacidade de defesa do organismo – e quando apresentam alguma manifestação da doença já são atendidos rapidamente”, explicou.

Os ativistas cobraram do Programa um monitoramento no atendimento em todo o Estado. “Queremos que vocês acompanhem quanto tempo as pessoas estão demorando para passar pela primeira consulta”, sugeriu Roberto Pereira, integrante do Fórum.

A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna, também esteve na reunião e garantiu aos ativistas que ninguém irá ficar sem medicação por conta desse novo fluxo de pacientes. “Estamos com mais um problema que é atender essas novas pessoas, mas vamos trabalhar para ampliar o atendimento e dar conta desta população”, garantiu.

Fonte: Agência de Notícias da Aids

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s