Saúde convida folião para fazer teste de aids

Pessoas que tiveram relação sexual sem camisinha, durante o Carnaval, estão sendo convidadas pelo SUS a comparecer aos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). A campanha do Ministério da Saúde é para aumentar o diagnóstico de aids e sífilis, doenças sexualmente transmissíveis, com sérias repercussões sociais. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde informa que há 25 centros, nove deles no Grande Recife, onde é possível fazer o teste rápido para HIV.

“Nas cidades que não contam com CTA, o público deve procurar serviço de saúde municipal que dará o encaminhamento para o exame”, explica François Figueiroa, coordenador estadual de DST e aids. Segundo ele, o atendimento nos centros de testagem é gratuito, sigiloso e confiável. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor será o tratamento”, explica.

A pessoa pode ser testada anonimamente, mas não recebe o resultado por escrito, só verbalmente, no aconselhamento. Quem se identifica tem direito ao documento atestando o resultado. O teste para HIV tem resultado em 15 minutos. O da sífilis demora de oito a 15 dias.

Geralmente, os anticorpos da aids, detectados no exame, só aparecem 30 dias após a exposição ao vírus. Mas não é preciso esperar esse prazo para ir ao CTA. Conforme François Figueiroa, a pessoa deve procurar o aconselhamento no local. “Pode-se fazer um primeiro teste para saber o estado anterior à exposição e, depois, repetir o exame após 30 dias”, esclarece.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde há serviços que realizam 500 exames por mês para HIV. Eles pertencem às redes municipais e atendem em geral cinco a quatro dias na semana. O atendimento é feito por profissionais de saúde.

Fonte: JC ONLINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s