Casos de AIDS se estabilizam e quantidade de mortes cai

Balanço divulgado pelo SAE (Serviço de Assistência Especializada) aponta que Marília registrou 60 novos casos de HIV no ano passado, mesmo número apresentado em 2009. A maior incidência de casos concentra-se entre jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos.

Em 2010 o município registrou queda de mortalidade por AIDS; foram seis óbitos contra nove registrados em 2009. Número está dentro do recomendado pelo Ministério da Saúde, de oito óbitos a cada 10 mil habitantes.

Atualmente, 1.610 pessoas são portadoras do vírus na cidade. Desde 1987, foram registradas 397 mortes pela doença.

Segundo a coordenadora do programa municipal de prevenção à AIDS, DST e Hepatite, Eliziane Oliveira, metade dos casos de AIDS registrados na cidade ocorreu por exposição sexual desprotegida entre heterossexuais. Até 1996, o uso de drogas era a maior causa de transmissão do HIV em Marília, sendo substituído após 1997 pelas relações heterossexuais.

O projeto “Saúde e prevenção nas escolas”, implantado em Marília desde 2007, conscientiza jovens e adolescentes nas escolas estaduais e municipais sobre os riscos de contrair a doença. Além disso, distribuição de panfletos e preservativos é feita anualmente em datas como o carnaval.

O SAE e o Ambulatório Mário Covas realizam acompanhamento ambulatorial aos portadores da doença por equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social e equipe de apoio.

O trabalho de conscientização é feito nas unidades de saúde onde existe uma equipe de redução de danos que desenvolve atividades de prevenção com pessoas vulneráveis.

A farmácia do SAE disponibiliza gratuitamente para os portadores do vírus HIV, medicamentos de alto custo como Atazanavir, Kaletra, Biovir, Efavirenz e Lamividina.

Fonte: Jornal Diário

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s