Uredipe realiza homenagem às mães portadoras de HIV/Aids

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especial (Uredipe), promoveu nesta sexta-feira, 6, uma homenagem alusiva ao Dias das Mães. O Dia é sempre comemorado no segundo domingo de maio, mas a equipe da Uredipe, coordenada pela enfermeira Jane Durans, resolveu prestigiar as mães portadoras de HIV/Aids que compareceram ao serviço na manhã desta sexta-feira. Um culto ecunêmico foi seguido de ambiente com música, café da manhã, mensagens feitas pelas servidoras e sessões de limpeza de pele e de maquiagem realizadas por meio de uma parceria entre a unidade e a Blosson Ville.

“Aqui é prioridade o atendimento humanizado. Acolhimento é isso: abraçar, atender, dar algum conforto, de forma a tornar o tratamento menos doloroso possível. Isso traz melhora ao paciente”, ressalta Jane Durans, que está empenhada em realizar, continuamente, celebrações na unidade a fim de manter a confraternização em conjunto com os pacientes, visando, inclusive, a socialização entre eles. A próxima festa na unidade acontece em junho, em homenagem a São João.

A Uredipe presta assistência ambulatorial aos portadores de HIV/Aids do Estado, sendo uma unidade de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessas pessoas, também desenvolvendo atividades educativas e informativas à população. Desde janeiro deste ano, vem aperfeicoando a postura de acolhimento realizada por uma equipe multiprofissional, que esclarece a organização e o funcionamento do serviço de saúde e os recursos disponíveis, além de já ter implantado um serviço de ouvidoria, o Ouve Dipe.

“O início do acompanhamento é um momento de grande ansiedade para o paciente e deve ser tratado de modo especial. Caracteriza-se por intenso sofrimento devido ao diagnóstico geralmente recente, agravado pelo seu signicado social impregnado de preconceitos e pela necessidade de mudança de estilo de vida”, diz Jane, ao lembrar que consultas, exames laboratoriais, mudanças de hábitos alimentares e ingestão diária e regular de medicamentos trazem modicações ao cotidiano dos pacientes.

A unidade funciona diariamente de 7 às 19 horas. O teste anti-HIV é realizado no local às segundas, quartas, quintas e sextas, sempre em dois turnos, sendo que às terças é oferecido somente à tarde e às sextas até às 16 horas. O aconselhamento pré-teste individual inicia às 7h30 e segue até 13 horas.

Segundo Jane Durans, a Uredipe mantém livre o acesso a qualquer pessoa interessada em realizar o teste, mesmo sem encaminhamento, com exceção de menores, que deverão ir acompanhados dos pais ou responsáveis. Para fazer o teste, basta levar qualquer documento de identificação com foto e mais o Cartão Nacional do SUS.

Os demais serviços oferecidos pela Uredipe são o Programa de Hospital – Dia, que mantém oito leitos e duas poltronas reclináveis; Programa de Assistência Domiliciar Hospitalar (ADT); Pesquisa de Genotipagem para o HIV; Serviço de Coleta de Sangue para a Realização de Contagem de Linfócitos CD 4 – CD 8; Serviço de Coleta de Sangue para Realização de Exame de Carga Viral para HIV; Teste Anti-HIV; Serviço de Nutroterapia para pacientes de HIV; Administração de Medicações Especiais para HIV/Aidas sob Supervisão; Orientação Pós Acidente Ocupacional e Medicação; Grupo de Adesão aos usuários de medicamentos anti-retrovirais; serviço de Farmácia; serviço de distribuição de preservativos masculino e feminino aos pacientes matriculados; Raio-X; serviço odontológico e realização de exame preventivo ao câncer do cólo de útero (PCCU).

A equipe multiprofissional da Uredipe é formada por assistentes sociais, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, técnicos em Enfermagem e terapeutas ocupacionais.

Serviço: A Uredipe está localizada na travessa Magno de Araújo, passagem Isabel, bairro do Telégrafo. A entrada alternativa pode ser feita pela avenida Senador Lemos, em frente à feira do Telégrafo. E-mails para contato: uredipe@gmail.com e ouvedipe@yahoo.com.br

Fonte: Agência Pará

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s