Secretaria lança site para quem teve contato com HIV

A Secretaria Estadual de Saúde lança um site que divulga o tratamento de urgência para que o HIV não se manifeste após contato com o vírus.

Conhecido como profilaxia pós-exposição ao vírus HIV, o método é uma forma de prevenção da infecção pelo vírus, utilizando-se os medicamentos que fazem parte do coquetel para tratamento da Aids.

A medicação deve ser usada entre 2 a 72 horas depois do acidente e os medicamentos precisam ser tomados por 28 dias, sem interrupção.

Este método é indicado para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, por meio de relação sexual desprotegida, ou seja, sem camisinha.

Para iniciar o tratamento, o paciente tem que passar por uma avaliação da equipe. A preferência é para quem teve relação com pessoas soropositivas já confirmadas.

Assim como a pílula do dia seguinte, o medicamento vai perdendo a eficácia a cada repetição do tratamento e por isso não deve ser usado continuamente, até porque tem muitos efeitos colaterais, tais como náusea e dor de cabeça.

hotsite lançado pela secretaria fornece orientação geral para casos de exposição ao vírus e contém endereços de mais de 300 serviços cadastrados onde a profilaxia encontra-se disponível no Estado de São Paulo. Outras dúvidas também podem ser tiradas pelo Disque DST/AIDS: 0800-16-25-50.

Fonte: EPTV – TV GLOBO

Um comentário sobre “Secretaria lança site para quem teve contato com HIV

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s