Sorriso (MT) teve aumento nos casos de AIDS nos últimos 2 anos, aponta centro

O Centro de Testagem e Acompanhamento, o CTA, informou que há 106 pacientes infectados com o vírus da Aids, em Sorriso. A coordenadora do centro, Eliete Piazevedo Puntel, informou ao Só Notícias que o crescimento no número de casos, em dois anos e meio, foi de 30%. Ela ressalta ainda que a maioria dos portadores de HIV tem entre 30 a 45 anos de idade. “Muitas pessoas casadas não têm o hábito de usar preservativos e, quando têm algum relacionamento fora do casamento, costumam não usar a camisinha, correndo maior risco de ser infectado”, explicou.

Todos os pacientes atendidos pelo CTA têm acesso aos medicamentos gratuitamente. Diversos medicamentos já são amplamente utilizados no tratamento da AIDS com resultados excelentes tanto na sobrevida como na qualidade de vida, como os anti-retrovirais – que impedem a multiplicação do vírus e fazem parte do coquetel anti-AIDS.

Um paciente, que não quis se identificar, contou que convive com a doença desde 1999. “Eu levo a minha vida normal. No começo é difícil, até você aceitar a doença e também até vencer o preconceito, mas hoje eu tenho determinado que não é a Aids que vai me derrubar”, conta.

Recentemente um balanço do Ministério da Saúde apontou que Mato Grosso está em 7º do ranking entre os Estados com o maior número de infectados com o vírus HIV. O levantamento mostrou que há 9 mil pessoas com a doença, no Estado, sendo que Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra são os municípios com o maior número de infectados.

Fonte:  Só Notícias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s