Ensaio fotográfico de artistas com jovens que vivem com HIV/aids chega ao interior do Rio Grande do Sul

A exposição fotográfica itinerante do Ministério da Saúde que reúne artistas brasileiros em prol da luta contra a aids chegou a Caxias do Sul (RS). A mostra “Somos Iguais. Preconceito Não” traz painéis com imagens de abraços e beijos entre celebridades e jovens que vivem com HIV, demonstrando que amor, carinho e respeito não transmitem o vírus.

Em Caxias do Sul, a exposição “Somos Iguais” ficará montada até o dia 10 na Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Bloco M, saguão do UCS-Teatro. Serão realizadas rodas de conversa com o público, que incluirão distribuição de materiais educativos, informações sobre aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, além da oferta de camisinhas. O bate-papo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/aids pretende atingir principalmente os jovens.

No Sul, o roteiro das imagens ficou exposto em Porto Alegre nos meses setembro e outurbro. Estão previstas exposições em Curitiba, Florianópolis e Itajaí, no Estado de Santa Catarina. “A iniciativa contribui para que os jovens descubram possibilidades de atuação frente aos desafios locais de enfrentamento da doença”, avalia Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Estatísticas

Atualmente, a Região Sul apresenta a maior taxa de incidência de aids entre jovens de 13 a 19 anos (4,2 casos da doença a cada 100 mil habitantes), seguida do Norte (3,1), Sudeste (2,7), Centro-Oeste (2,6) e Nordeste (1,9). Os dados são do Departamento de Aids.

A notificação de casos de aids entre jovens de 13 a 19 anos mostra que, em 1991, havia 155 municípios com pelo menos um caso de aids nessa faixa etária. Em 2009, subiu para 237 o número de cidades com registro da doença nesse público. O total de casos de aids dessa parcela da população, de 1980 até junho de 2010, corresponde a 12.693 registros.

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s