Prefeitura do Rio realiza mais de 16 mil testes de aids e sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou 16.216 testes para detecção de HIV e sífilis em 185 postos de saúde e clínicas da família da cidade. A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, e é a maior já feita por um município no país.

O objetivo da campanha é reforçar a importância da realização do teste, e nos casos de resultados positivos, os pacientes serão encaminhados imediatamente para tratamento da doença e acompanhamento ambulatorial em uma unidade de saúde da rede. Todos aqueles que passaram pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem.

A campanha, que teve início ontem, continuará ao longo da semana e pretende realizar 30 mil exames. Normalmente, os testes poderiam ser feitos somente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) nos polos para públicos específicos. Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente dez dias na unidade onde fez a coleta.

Cerca de 3.200 funcionários participaram do atendimento e também distribuíram material educativo, preservativos e realizaram atividades voltadas para a promoção da saúde e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e do HIV.

Para obter mais informações sobre os endereços dos postos de saúde, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746.

Fonte: Jornal do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s