Içara promove o IV Seminário de Redução de Perdas e Danos

A Administração Municipal de Içara, através da secretaria de Saúde, Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas e Programa Municipal DST/HIV/AIDS, realizou nesta quinta-feira, dia 28, em comemoração a semana de luta contra as drogas, o quarto Seminário Municipal de Redução de Danos: AIDS/Drogas. O evento aconteceu no salão São Donato, Centro da cidade.

No local aconteceram, desde as 8 horas, mesas de debates sobre os temas: A realidade das drogas no cenário brasileiro e as políticas públicas; Prevenção também se ensina; Criminalidade e Aspectos Legais; Fé na prevenção; A droga como desafio para as políticas Públicas. Os assuntos foram abordados pelos profissionais Jair Arruda (enfermeiro), Marcos Vaz Pinto (pedagogo), Fernando de Faveri (delegado), e Padre Eloir Borges, também subsecretário de Políticas Públicas Sobre Drogas do município.

O seminário tem como objetivo discutir políticas de saúde com foco na redução de danos, que de acordo com o secretário de Saúde, Fernando Mazzuchetti, aborda um conjunto de estratégias individuais e coletivas que pretendem diminuir as conseqüências prejudiciais do consumo de álcool e outras drogas. “É possível diminuir o numero de casos através de um intenso trabalho de conscientização e a criação da subsecretaria de Políticas Sobre Drogas vem de encontro com a proposta, pois encaramos a situação de frente reunindo nesta grande proposta diversos segmentos da sociedade”.

“Içara está na frente. Implantamos a subsecretaria, iniciamos uma forte campanha, e conseguimos unir grupos diferenciados da sociedade. Este trabalho é indispensável para vencermos o grande mal do século, que são as drogas, prevenindo e fazendo com que as pessoas se conscientizem e ajudem a disseminar esta idéia”, destacou Padre Eloir Borges.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/AIDS do município, Samira Abdenur, o uso de drogas ainda é um dos maiores facilitadores para a infecção do vírus HAIV. “Em Içara 40% dos infectados pelo vírus HIV se deu devido ao uso de drogas o que acaba se tornando uma cadeia de transmissão. Com certeza o usuário de drogas se torna mais vulnerável”, explica.

Fonte: Difusora 910

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s