Ativistas denunciam falta de medicamentos para doenças oportunistas em São Paulo e pedem distribuição de outros tipos de remédios

Em reunião com ativistas do Fórum de ONGs/Aids do estado de São Paulo nesta sexta-feira, 14 de setembro, Alexandre Gonçalves, do Programa Estadual de DST/Aids, esclareceu dúvidas sobre a distribuição de medicamentos no estado e sobre a falta de alguns tipos de remédios para tratamento de doenças oportunistas. Segundo Alexandre, o medicamento Maraviroc está tendo sua distribuição fracionada temporariamente, mas o Ritonavir, que passou pela mesma situação no Rio de Janeiro, não chegou a faltar em São Paulo, tendo apenas uma quantidade reduzida no período, mas ainda capaz de atender à demanda.

Beto Volpe, representante do Grupo Hipupiara, de São Vicente, pediu ao representante do governo que remédios para tratamento de efeitos adversos decorrentes do HIV/Aids também fiquem disponíveis no CRT e no Hospital Emílio Ribas. Segundo Alexandre, algumas dessas drogas já estão disponíveis e é possível pressionar outras instâncias, como os municípios, para sua inclusão no estoque de medicamentos.

O gestor explicou que a maioria dos medicamentos disponíveis para o tratamento da aids no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT) tem uma droga substituta. Desse modo, se algum deles faltar pontualmente, há um medicamento na rede que dê a cobertura. A respeito do Foscarnet, Alexandre tinha explicado na última reunião do fórum que o medicamento, que não possui registro no Brasil, estava parado na Anvisa por causa da greve dos servidores da instituição. A previsão agora é de que o medicamento seja importado para São Paulo até o fim da próxima semana.

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s