Aids preocupa e Jundiaí faz testes gratuitos

Jundiaí aderiu à campanha “Fique Sabendo 2013” e, a partir desta semana, vai ampliar o acesso da população ao teste HIV/Aids. De quinta-feira até o dia 30, o exame poderá ser feito em cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), onde já são feitos rotineiramente.

De acordo com a coordenadora do CTA, Maria de Lurdes Munhoz, a campanha será realizada em todo Brasil, tendo em vista a importância do diagnóstico precoce para o controle da doença, a garantia da qualidade de vida do paciente e a diminuição da transmissão involuntária. “Em 2011 realizamos mais de 350 testes no período de campanha”, informou. Do total de testes feitos no ano passado, foi diagnosticado um caso positivo. Para 2012 estarão disponíveis 500 testes convencionais e 200 testes rápidos. Jundiaí registrou, segundo o Sinan – Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação, no período de 2007 a 2011, 216 casos de Aids em pessoas residentes na cidade, sendo 162 homens e 54 mulheres.

Segundo Maria de Lurdes, o teste é sigiloso e gratuito e deve ser feito por todas as pessoas que passaram por uma situação ou comportamento de risco, ou seja, relações sexuais (oral, anal ou vaginal) sem preservativo ou compartilhamento de agulhas, seringas e outros materiais perfurocortantes contaminados.

Tome nota/ De 22 a 30 de novembro, das 8h às 18h, serão feitos testes convencionais nas UBSs Tamoio e São Camilo. No mesmo período, só que das 8h às 16h, o atendimento será na UBS Morada das Vinhas e no CTA. A Secretaria de Saúde vai oferecer testes rápidos que poderão ser feitos no dia 24 de novembro, das 9h às 15h, na UBS Novo Horizonte, e nos dias 29 e 30, das 17h às 21h, na UBS Central.

Fonte: Agência Bom Dia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s