Dia Mundial da Luta contra a Aids terá programação especial no RN

O Dia Mundial da Luta contra a Aids é no próximo dia 01 de dezembro e no Rio Grande do Norte a secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai realizar uma série de ações comemorativas à data. Em 2012, o tema da campanha é “Não fique na dúvida, fique sabendo” e objetiva incentivar o diagnóstico precoce da doença.

Segundo dados divulgados pela Sesap de 2000 a 2011 foram registrados 3.122 casos de aids em adultos no Rio Grande do Norte. Dos quais 67% corresponderam ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que representa em média dois casos em homens para um em mulheres. Um novo Boletim Epidemiológico produzido pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais será divulgado no dia 30 de novembro.

Na programação do Dia Mundial da Luta contra a Aids estão palestras, caminhadas e exposições de vídeo, além do incentivo a todos os municípios do Estado a oferecerem o teste rápido de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C para à população.

As comemorações começam a partir desta terça-feira (27), com a palestra “HIV/Aids: Pela vida e Contra o Preconceito!”, em Mossoró, e terminam no dia 09 de dezembro com ações da campanha “Fique Sabendo no Carnatal 2012”. (veja programação completa abaixo)

O procedimento do teste rápido  é simples, com a retirada de apenas uma gota de sangue da ponta do dedo é possível identificar se o paciente apresenta alguma dessas doenças e o resultado fica pronto  em 30 minutos. As pessoas que realizam o teste também  recebem aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, são encaminhadas para o serviço especializado.

DIA MUNDIAL – O dia 01 de dezembro foi instituído como o Dia Mundial da Luta contra a Aids, em 1987, pela a Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data surgiu  para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.

No ano seguinte, o Brasil também adotou a data em seu calendário e desde então aproveita o dia para lançar campanhas de conscientização e informação sobre a doença. A homenagem entrou em vigor partir de uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

Este ano, a campanha do Ministério incentiva às pessoas a saberem sua condição sorológica e procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), em todo o país.

PROGRAMAÇÃO

27 de Novembro (FAEF-UERN)– Mossoró- 8h30
Seminário de Integração
Palestra: HIV/Aids: Pela vida e Contra o Preconceito!

29 de Novembro- Hospital Rafael Fernandes- Mossoró
Seminário: Atualização na Assistência às Pessoas Vivendo Com HIV/Aids

30 de Novembro- Mãe Luíza/Natal
II Mostra de Saúde e Cultura de Mãe Luiza

01 de Dezembro- Mossoró – 07h30
1º Marcha de Luta Contra Aids, Sífilis E Hepatites Virais.
Pela Vida e Contra o Preconceito!

01 a 05 de Dezembro- 8h30 às 16h
10º Seminário Evangélico de Enfrentamento do HIV/Aids
Igreja Luterana, Av. dos Xavantes, 1993. Cidade Satélite III- Natal/RN

05 de Dezembro- 8h ás 17h (auditório do SESC- Centro)
Seminário Promoção da Saúde e Prevenção Posithiva. A AIDS não se vê: a importância dos meios de comunicação para um novo olhar sobre a temática.

06 a 09 de dezembro- 16h às 22h
Fique Sabendo no Carnatal 2012
Av. Miguel Castro, 1284, em Lagoa Nova
(percurso do Carnatal)

Fonte: NE10

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s