Resultados parciais da testagem rápida em SP mostram prevalência do HIV três vezes maior entre homens

Até o dia 1° de dezembro, acontece em todo o país a Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para Sífilis, HIV e hepatites B e C, lançada pelo Ministério da Saúde na última terça-feira, 20 de novembro. No estado de São Paulo, a estimativa é que tenham sido realizados 70 mil exames (dos tipos rápido ou convencional) para o HIV até o fim do dia 27 de novembro.

O resultado parcial no estado, que abrange o período de 22 a 27 de novembro, conta com dados de 396 municípios, que informaram a realização de 40,546 testes convencionais. A partir disto, a estimativa do Programa Estadual de DST e Aids de SP é de que tenham sido realizados aproximadamente 50 mil exames convencionais considerando-se todos os municípios participantes da campanha.

Dos que realizaram estes testes, a maioria (mais de 70%) é do sexo feminino, sendo 2,3% das mulheres, gestantes. 55% dos homens e 42% das mulheres fizeram o teste para detecção do HIV pela primeira vez na vida. A maioria dos testados tem mais de 30 anos de idade.

Em relação aos testes rápidos, 61 municípios informaram a realização de 9701 testes, o que gerou a estimativa de que tenham sido realizados 20 mil testes rápidos em todos os municípios que informaram a realização de testes rápidos na campanha.

Os testes rápidos atingiram mais homens do que mulheres (53% a 47%), sendo que 58% dos homens e 48% das mulheres nunca haviam feito o teste.

Quanto ao perfil de pessoas diagnosticadas com HIV pelo método rápido, a prevalência foi de 1% entre homens e 0,32% em mulheres.

A maioria dos homens diagnosticados com HIV tem 30 anos ou mais, e 14% deles está na faixa etária entre 20 e 24 anos. Entre as mulheres, a maior parte das diagnosticadas soropositivas também têm mais de 30 anos, e 13% delas têm de 14 a 19 anos.

A campanha de Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para Sífilis, HIV e hepatites B e C vai até o dia 1° de dezembro.

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s