Ações na capital paraense lembram dia de luta contra a Aids

Com a campanha “Faça o teste da Aids. Não fique na dúvida. Fique sabendo”, lançada nesta quinta-feira (29), em Belém, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) inicia as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, datado todo dia 1° de dezembro. A programação busca conscientizar para a prevenção da doença e o estímulo à realização do teste rápido.

A programação teve início com um seminário, que teve a participação de aproximadamente 60 gestantes, acompanhadas pelos profissionais da Uremia na capital paraense. De acordo com a coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Deborah Crespo, a iniciativa busca detectar novos casos no Pará e chamar a atenção da população para a importância da prevenção.

“Todos somos parceiros na luta contra o HIV. E as gestantes precisam fazer o teste para que, na ocorrência de infecção, não venham a transmitir o vírus para o bebê”, afirma Deborah. Ela pontua ainda que a estratégia impõe um desafio já previsto pelo Ministério da Saúde: atuar em situações inéditas que aparecem por conta dessa maior expectativa de sobrevida do paciente.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, fala sobre a expectativa da campanha. “Os próximos dias serão de uma convocação mais firme para que todos prestigiem as atividades do Dia Mundial. É importante que as pessoas estejam envolvidas e não deixem de fazer o teste, pois estar com HIV não significa uma sentença de morte. Ainda que a doença não seja curável, os tratamentos disponíveis são eficazes se a pessoa adotar hábitos saudáveis e seguir, à risca, as orientações dos profissionais de saúde, sobretudo do infectologista”, disse o gestor estadual de saúde.

As ações serão realizadas também em outros dias. Nesta sexta-feira (30), na Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente (Uremia). A Uredipe, local de referência para tratamento de pacientes com HIV e outras doenças infecciosas, oferecerá testes rápidos no sábado (1º), na Praça da República, entre 8 e 12h. Na ocasião, serão distribuídos folders educativos, preservativos masculinos e femininos. O público presente receberá orientações e poderá fazer testes rápidos.

No período de 3 a 7 de dezembro, é a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe) que segue com a programação, na sede da unidade no bairro do Telégrafo, em Belém. Em parceria com a representação paraense da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA), haverá uma programação com exibição de filmes, distribuição de preservativos, oficina de arranjos natalinos e ginástica laboral, sempre a partir das 9h30.

Fonte: G1 – Pará

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s