Agência Aids lança documentário sobre ONGs/aids do mundo e revista eletrônica dos 10 anos do Camarote Solidário

A Agência de Notícias da Aids lança neste sábado, 1° de dezembro – Dia Mundial de luta contra a aids – o documentário Aids, 30 anos: as respostas das ONGs do mundo. Durante o evento que ocorrerá no CineSesc (R. Augusta, 2075), às 19h, será lançado também a revista que conta os 10 anos do Camarote Solidário, em versão eletrônica.

Concebido por Roseli Tardelli e dirigido por Alcione Alves, o documentário mostrar, através de depoimentos, o que ativistas de diferentes partes do planeta realizam na luta contra o crescimento do HIV/aids.

A revista, que conta os 10 anos do Camarote Solidário e foi muito bem recebida e elogiada pelos cerca de 700 convidados que assistiram à 16ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), agora ganha um formato eletrônico, que está disponível no site da Agência.

“Conheço e cubro conferências internacionais sobre aids desde 2004. Nestas conferências existe sempre um espaço destinado às ONGs, o Global Village, onde ativistas, gente de todas as partes do mundo, trocam experiências e impressões sobre seus trabalhos. Sempre tive a ideia de retratá-los em um filme”, conta Roseli. “Convidei a cineasta Alcione Alves, para dirigir o trabalho. Fomos juntas para a última conferência em Washington e colhemos as entrevistas com ativistas que fizeram de suas histórias e vidas um compromisso contra o preconceito”.

Roseli explica que a ideia com a produção do documentário foi “ouvir e contar a história de ativistas de outras partes do mundo”. Segundo ela, a atuação do Movimento Social Brasileiro de Luta contra a Aids, referência para o mundo, será abordada em um outro projeto maior.

“É um prazer mergulhar profundamente no universo de cada história, quando se faz um documentário. Espero ter conseguido retratar os personagens do filme com o respeito que eles merecem”, comenta Alcione.

Roseli é jornalista, produtora cultural e apresentadora. Trabalhou como repórter de política no jornal O Estado de S.Paulo, foi a primeira mulher a ancorar um jornal de rádio, o Jornal Eldorado, na Rádio Eldorado AM de São Paulo, e apresentou os programas Opinião Nacional e Roda Viva na Rede Cultura. Participa de ações contra o HIV e aids desde 1994, criando em 2003 a Agência de Notícias da Aids e, em 2009, a Agência de Notícias de Resposta ao SIDA em Moçambique.

Alcione é produtora, roteirista e assistente de direção. Seus trabalhos já foram premiados em concursos internacionais, como o CINESTRAT na Espanha, e selecionados para exibições oficiais, como o Globians Doc em Berlin, Mostra Internacional de Cinema 32” em São Paulo e Festival Internacional da Bahia.

Serviço:

Aids, 30 anos: as repostas das ONGs do mundo

EXIBIÇÕES:

Lançamento: Sábado, 1º de dezembro, às 19h
Onde: CINESESC. Rua Augusta, 2075.
Entrada gratuita.
SESC TV, 1º de dezembro, às 22h.

Rede Cultura de Televisão, 1º de dezembro, às 23h15.

FICHA TÉCNICA

Concepção e entrevistas: Roseli Tardelli
Direção: Alcione Alves
Edição:Alcione Alves e Pedro Duarte.
Apoio: Senac e Sesc São Paulo; Angloamerican e Rede Cultura de Televisão.


10 anos do Camarote Solidário

Sobre a Revista, a jornalista Roseli Tardelli afirma que o material traz conteúdos muito importantes. “A revista ficou muito bem feita. Na realidade, ela é um retrato das principais ONG/Aids que atual na região da grande São Paulo. Por isso resolvemos disponibilizá-la também na Internet”, comenta a jornalista , idealizadora da publicação.

Na revista, os internautas encontrarão os perfis das ONGs que foram apoiadas pela ação que acontece no Conjunto Nacional há 10 anos e que já arrecadou mais de 11 toneladas de alimentos.

Concebida por Roseli e pela também jornalista Fátima Cardeal, a revista foi editada por Thiago Calil e Lucas Bonanno; e conta com reportagens de Thiago, Lucas, Luciano Testa, Talita Martins, Fernanda Teixeira e Fábio Serrato; é artigos opinativos de André Fischer, Toni Reis, José Araújo Lima Filho, Regina Silva, Nair Brito e João Silvério Trevisan. O projeto gráfico é de Silvio Testa.

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s