Anglo American promove ações contra a Aids em Niquelândia e Barro Alto

Com mais de 34 milhões de pessoas vivendo hoje com HIV/Aids, lutar contra a doença se tornou uma prioridade mundial. O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado sempre em 1º de dezembro, é símbolo desse movimento. Apesar de ainda não haver cura, a disseminação dos métodos preventivos revigora os esforços para reduzir os casos de Aids no mundo todo. Como uma das principais protagonistas nesta luta, a Anglo American promove de 26 a 30 de novembro, em Barro Alto e Niquelândia, uma série de ações para conscientizar as pessoas sobre a importância deste tema.

Além da distribuição de materiais informativos e preventivos, uma mostra organizada pelo Instituto Barong e pela Reprolatina em parceria com a Anglo American compõe a programação prevista para as duas cidades. Realizada pela primeira vez no ano passado no Cineteatro de Niquelândia, a Mostra de Cinema Arte+Saúde será apresentada para alunos de escolas públicas e terá caráter itinerante nesta edição. Os filmes serão exibidos em algumas unidades especialmente para os estudantes e professores.
Segundo Marta McBritton, do Instituto Barong, a exibição de filmes relacionada à temática serve como pano de fundo para debates sobre vulnerabilidade frente ao HIV/Aids e outras DST. “Nossa intenção é transformá-la em uma mostra artística e educativa, de caráter anual, com debates sobre saúde, gênero, preconceito e orientação”, afirma.
Cinema na escola
No total, serão 16 sessões durante a semana. Em Barro Alto, a mostra será apresentada na segunda, na terça e na quarta em quatro escolas públicas, em parceria com a ONG Reprolatina. Em Niquelândia, os filmes serão exibidos pelo Instituto Barong na quinta e na sexta.
“Inicialmente, a mostra será realizada em apenas algumas escolas. Nosso objetivo é, nas próximas edições, estender a mostra a todas as escolas de Barro Alto e Niquelândia”, adianta Marta.
Os filmes foram escolhidos de acordo com cada faixa etária. Os alunos do Ensino Médio, por exemplo, assistirão a um filme brasileiro inspirado na série de livros “Mano”, de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto. Já os alunos mais novos, do 6º e do 7º ano, acompanharão as descobertas da pequena índia Catiti, em “Tainá 2”.
Ações na empresa
Também estão previstas ações para os empregados da Anglo American. Durante a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, além das atividades relacionadas à Segurança do Trabalho, os empregados também receberão orientações dos profissionais do Barong sobre HIV/Aids e outras DST. Todos serão presenteados com um porta-cartão que conterá um cartão de visitas com informações do Disque Aids. O brinde é inspirado na campanha Fique Sabendo, que incentiva a realização do teste de HIV/Aids.
Fonte: Defato Online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s