Tratar parceiro com vírus HIV pode deter transmissão da Aids, diz estudo

Tratar um paciente infectado pelo vírus HIV reduz o risco de transmissão do vírus para o parceiro não infectado, revelou um amplo estudo publicado neste sábado (1º), lembrado como Dia Mundial de Combate à Aids.

Durante nove anos (2003-2011), cientistas chineses estudaram 38 mil casais sorodiferentes submetidos a testes de HIV a cada seis meses, dos quais 24 mil receberam tratamento com antirretrovirais no começo do estudo, enquanto os outros não fizeram tratamento.

Os testes demonstraram que a taxa de transmissão da Aids ao parceiro não infectado foi inferior a 26% no primeiro grupo em que o parceiro infectado recebeu o tratamento contra 96% de baixa mensurada em um pequeno estudo publicado no ano passado.

“Estes resultados confirmam as informações fornecidas pelos estudos mais modestos e por um ensaio clínico randomizado (aleatório) que mostrou que o tratamento preventivo era uma estratégia eficaz em saúde pública em uma escala nacional no contexto de um país em desenvolvimento”, afirmou o professor Shao Yiming, do centro de controle e prevenção de doenças de Pequim, principal autor do estudo.

Realizado em nove países com 1.763 casais, o teste aleatório contudo demonstrou uma redução particularmente elevada (96%) de risco de infecção do parceiro saudável, correspondente à eficácia de um preservativo.

Os resultados desse teste levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendar que o parceiro infectado em um casal sorodiferente recebesse tratamento com antirretrovirais dependendo de sua taxa de CD4 (uma vez que o tratamento, a princípio, não é recomendado para pessoas infectadas com taxa inferior a 350).

Segundo o estudo chinês, o efeito protetor do tratamento com antirretrovirais se limitou ao primeiro ano e que em seguida as taxas de transmissão do HIV ficaram similares nos dois grupos. A pesquisa mencionou ainda uma eficácia menor quando os parceiros infectados usavam drogas injetáveis.

Fonte: G1 / Bem Estar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s