Jovens que vivem com Aids participam de encontro na Capital (Ceará)

Imagem

Para o funcionário público Leandro Costa, 26, descobrir ser portador do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) não foi o fim, mas um novo começo. As incertezas pós-diagnóstico deram lugar à busca por informações sobre o vírus e a doença causada por ele, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Assim como Leandro, outras pessoas buscam conhecer mais sobre o problema no 1° Encontro Estadual de Jovens Vivendo com HIV/Aids, organizado pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP).

A programação do encontro aborda questões relativas a diagnóstico, tratamento, direitos civis dessa juventude e sua inserção no mercado de trabalho. O conjunto dessas informações foram determinantes para Leandro levar uma vida normal. “A falta de informações torna a sensação da descoberta do vírus muito pior. A desinformação também fortalece o preconceito”, avalia. Segundo Leandro, o apoio da família e dos amigos também foi um diferencial no processo de aceitação e busca por tratamento.

Para o membro do RNP, Rodrigo Alencar, 27, o mais importante é usar todo o aparato público para cuidar da doença e lutar por mais direitos para garantir qualidade de vida. “Eu podia ficar esperando a morte chegar ou ir à luta. Escolhi a segunda opção”, enfatiza.

De acordo com o Ministério da Saúde, há um aumento na incidência de infecção do HIV na população de 20 a 49 anos de idade. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (de fevereiro), existem 12.062 casos diagnosticados do vírus da Aids no Ceará, sendo 7.482 em Fortaleza.

 

Serviço

1° Encontro Estadual de Jovens Vivendo com HIV/Aids

Onde: Hotel Mareiro, avenida Beira Mar, 2380, 3° andar

Quando: até hoje

 

Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids

Onde: Centro de Saúde da Família Carlos Ribeiro – rua Jacinto Matos, 944 (Jacarecanga)

Horários: 8h às 11h; 13h às 17h

Mais informações: 85 3452 6375/ 85 3452 6376/ 85 3283 5927

 

 Fonte: O POVO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s