Pesquisadores vão à África para missão de prevenção da AIDS

Image

A partir da próxima segunda-feira (23), por duas semanas, o coordenador do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano do Unilasalle Canoas, Alexandre Lazzarotto, e o enfermeiro formado pelo Unilasalle Canoas Cezar Gustavo Araújo Pacheco, estarão em Moçambique. A missão dará continuidade ao projeto Estamos Juntos Pela Vida que começou em 2011 e já promoveu a educação integral e a promoção da saúde de 1652 africanos das comunidades da Beira e Mangunde, em Moçambique. 

Lazzarotto está em sua sétima viagem à localidade e, desta vez, levará o resultado da pesquisa feita com crianças,  adolescentes, professores, voluntários do corpo da Paz, religiosos e profissionais da saúde. “É o primeiro fôlder bilíngue, produzido em português e‘ndau’, um dos 22 idiomas falados em Moçambique”, descreve. A iniciativa faz parte da atuação didática de prevenção da Aids junto à comunidade. “A pesquisa se beneficia com a criação de ações permanentes sobre o HIV nos centros sociais onde o grupo de pesquisa e saúde atuou, formando multiplicadores”, informa. A meta da viagem é aumentar a capacidade de atendimento do Centro Social de Mangunde, que fica no interior moçambicano.

Com a pesquisa realizada nas duas comunidades, o principal obstáculo foi o desconhecimento quanto à transmissão do HIV, tido como uma doença espiritual. “A expectativa de vida em Moçambique é de 42 anos”, conta Lazzarotto. No entanto, os resultados do trabalho são uma vitória. “Hoje, entre 84% e 93% querem fazer o teste do HIV”, observa. 

Fonte: Diário de Canoas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s